Crítica: RuPaul's Drag Race

segunda-feira, julho 24, 2017



RuPaul's Drag Race é um reality show estadunidense realizado pela produtora World of Wonder originalmente para o canal pago Logo. A partir da nona temporada, o reality começa a ser exibido nos Estados Unidos pelo canal VH1.

Data de lançamento: 2 de fevereiro de 2009
Formato: Reality Show
Duração: 45 min aprox.
Temporadas: 9 (10ª confirmada)
Criador: RuPaul
Nacionalidade: EUA
Diretor: Nick Murray


Com muito humor e diversão RuPaul's Drag Race procura o carisma, originalidade, audácia e talento de uma drag queen, para assumir o imponente título de America's Next Drag Superstar. Apresentando uma proposta parecida ao do America's Next Top Model, esta competição entre drag queens tornou-se o novo queridinho entre os reality shows, tornando-se um grande sucesso na TV americana e conquistando uma legião de fãs por todo mundo.

Apresentado pelo ator, cantor e drag RuPaul, o programa criado em 2009 hoje totaliza nove temporadas e ainda conta com uma décima temporada já confirmada para 2018. Em cada temporada cerca de quatorze participantes (número varia por temporada) disputam por um prêmio em dinheiro, um suprimento vitalício de cosméticos, ser destaque na turnê drag race e o título de maior drag queen dos Estados Unidos.


Drags de todo os Estados Unidos podem se inscrever mandando um vídeo que resuma sua história e estilo. O seleto grupo de drags escolhido para participar da temporada são semanalmente testadas através de um mini-desafio e um desafio principal. Durante os episódios as competidoras deverão mostrar todas as suas habilidades em provas de canto, dança, costura, talento, humor e personalidade. 

Os mini-desafios são provas diferentes que exigem um limite de tempo para que possa ser realizada, normalmente executados no início dos episódios para que os vencedores adquiram alguma vantagem em relação ao desafio principal. Enquanto isso, o desafio principal consiste em uma ou mais provas que são realizadas em individualmente ou grupo. O vencedor do desafio permanece na competição e além disso, ganha presentes especiais, como vestidos personalizados, acessórios de luxo, cruzeiros, jóias, entre outros. 


O objetivo do desafio principal envolve um novo tema proposto semanalmente e exige grande esforço e dedicação das queens. Dentre os desafios mais populares está o Snatch Game, no qual as drags imitam celebridades, como Cher, Lady Gaga, Beyonce e Britney Spears, além deste, vale destacar os desafios que contam com a participação de pessoas totalmente fora do mundo drag, como pais e avôs héteros. Os episódios são super divertidos e muitas vezes conseguimos captar algumas mensagens contra o preconceito e sobre aceitação.

O programa conta com uma banca de jurados que opinam sobre os looks e performances das competidoras nos desafios da semana e auxiliam RuPaul no verdicto final. Devido ao grande sucesso do programa nos Estados Unidos, cada temporada que passa novas celebridades são convidadas a participarem como jurados. Nomes como Ariana Grande, Adam Lambert, Khloe Kardashian, Jessica Alba, Lady Gaga, Demi Lovato e Olivia Newton-John já passaram pela banca de jurados do reality.


Depois de uma avaliação, as duas competidoras com as consideradas piores performances vão para a berlinda, nesta devem dublar uma música escolhida pela produção. RuPaul decide quem continua e quem é eliminada da competição, dando adeus aos sonhados prêmios. A eliminação do programa é progressiva, ou seja, em cada episódio uma drag queen é eliminada, ao final, quando sobrarem apenas três participantes, acontece a grande final do reality que consagrará a vencedora.

Para você que começou assistir o programa e não entendeu nada, não se preocupe. As drags possuem uma linguagem própria que mistura gírias, passos de dança, atividades, expressões e muitas outras coisas desse universo, contudo com o passar de alguns episódios você se acostuma e quando menos espera já sabe o que significa palavras como sickening, shade, the tee, death drop e muitas outras expressões.


O reality é recomendado para quem curte moda, maquiagem, transformações e claro, barracos, polêmicas e muita confusão. RuPaul's Drag Race é recheado de competidoras icônicas com bordões e expressões que ficarão por muito tempo na sua cabeça. Além disso, vale destacar que comumente as drags levam para a TV um pouco de suas lutas e superações pessoais, como as dificuldades de sair do armário, ser ex-presidiário, preconceito e situações que foram expostas no seu cotidiano, mostrando uma outra faceta de ser uma drag queen.

Apesar de toda a diversão do reality, ele não está imune a críticas, afinal de contas, nem sempre todos os gostos são atendidos, contudo para você que não tem medo de se aventurar e descobrir novas séries, RuPaul's Drag Race vale a aposta. Sete das nove temporadas do programa estão disponíveis no catálogo Netflix, por isso, corra e não deixe de assistir RuPaul's Drag Race. 

"If you can't love yourself How in the hell you gonna love somebody else? Can I get an amen?"  

("Se você não pode amar a si mesmo Como diabos você vai amar outra pessoa? Posso obter um amém?")

Avaliação

Postagens Relacionadas

1 comentários

  1. hi dear,
    i'm a new follower of your cute blog, can you follow mine on my blog?
    https://amoriemeraviglie.blogspot.it/

    ResponderExcluir